Atividade 5

Queimando as "gordurinhas"





"Equilíbrio energético é a relação entre o consumo energético, traduzido pelo equivalente calórico dos nutrientes que compõem a dieta e a demanda energética associada ao equivalente energético do trabalho biológico realizado."





Quando o consumo exceder a demanda energética, ocorre o equilíbrio energético positivo. Exemplificando: o indivíduo apresenta, em média, consumo de alimento com equivalente energético de 2800 kcal/dia, acompanhado por demanda proveniente do trabalho biológico de apenas 2500 kcal/dia, o que equivale a equilíbrio positivo ou "superávit" de 300 kcal/dia. Essas 300 kcal extras não utilizadas pelo organismo são estocadas na forma de gordura, que resultam em proporcional aumento do peso corporal.

Se a demanda energética ultrapassar o seu consumo, passa a existir "déficit" energético ou equilíbrio energético negativo. É o caso do indivíduo que consome em sua dieta alimentar por volta de 2500 kcal/dia, ao mesmo tempo em que utiliza 3000 kcal para atender às necessidades energéticas do trabalho biológico. O "déficit" de 500 kcal deverá ocasionar reduções equivalentes no peso corporal, na medida em que o organismo deverá recorrer aos estoques adicionais de nutrientes na tentativa de atender as necessidades energéticas.

A importancia de ter equilíbrio energético é de prevenir doenças ajudando em sua saúde e de não obter acumulos de gordura em nosso corpo fazendo-o se modificar.

O excesso de acumulo de gorduras no nosso corpo pode trazer males à saúde. Após o acumulo em excesso de gorduras algumas doenças, como: Hipertensão arterial, Diabetes, Cancèr, doenças cardio vasculares entre outras, podem aparecer em uma pessoa.





Ao decorrer do trabalho podemos descobrir que o equilíbrio energético faz parte da nossa vida e se não tivermos esse equilíbrio, podemos acabar acumulando gorduras prejudiciais à saúde. Para manter o equilíbrio energético no dia-dia, é possível se alimentar bem, mas sempre estar fazendo exercícios físicos (diariamente) para acabar com a energia ingerida.

Fontes:
Terra
ABC da saúde
Uol

Atividade 4




Para um homem de 70 kg viver sem se exercitar terá que ingerir 2184 kcal por dia. Já um que é moderadamente ativo terá que ingerir 2520 kcal.

http://www.cdof.com.br/nutri7.htm

Atividade 3

Os alimentos energéticos são ricos em carboidratos e gorduras. Os carboidratos e gorduras fornecem energia para o nosso organismo funcionar, são eles: doces, frutas, pão, macarrão e cereais.
Para obter energia, nosso organismo recorre primeiro aos carboidratos, eles sustentam as atividades musculares e mentais, e também o funcionamento dos órgãos. É preciso se cuidar porque se ingerimos carboidratos em excesso, eles são transformados em gordura e guardados em alguma parte do corpo.

http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=817

Atividade 2



"A prática regular de atividade física sempre esteve ligada à imagem de pessoas saudáveis. Antigamente, existiam duas idéias que tentavam explicar a associação entre o exercício e a saúde: a primeira defendia que alguns indivíduos apresentavam uma predisposição genética á prática de exercício físico, já que possuíam boa saúde, vigor físico e disposição mental; a outra proposta dizia que a atividade física, na verdade, representava um estímulo ambiental responsável pela ausência de doenças, saúde mental e boa aptidão física. Hoje em dia sabe-se que os dois conceitos são importantes e se relacionam."

A prática de atividade física ajuda a prevenir doenças, auxilia na melhora da força, do tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações. No caso de crianças, pode ajudar no desenvolvimento das habilidades psicomotoras. Ela também ajuda na perda de peso e gordura, reduz a pressão arterial, melhora de diabetes, diminui o colesterol e aumenta o HDI. Isso tudo mostra que praticar a atividade física é a melhor coisa a se fazer quando você está se sentindo cansado e estressado.

Artigo: http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=4772&ReturnCatID=1774 .

Atividade 1

O princípio da Individualidade Biológica é o principal direcionador dos mecanismos de adaptação à estímulos de determinada sobrecarga. Ele aponta para as características individuais que diferencia geneticamente cada elemento de uma espécie, no nosso caso o homem. Dessa forma, o princípio da individualidade biológica afirma que as características genéticas devem ser levadas em consideração, na medida em que determinam a predominância de fatores como o tipo de fibras musculares, o consumo máximo de oxigênio e as características neurais e hormonais.
Na prática de esportes você pode notar que algumas pessoas se destacam mais que as outras, isso ocorre porque em sua genética há uma hereditariedade passada por varias gerações, que pode mudar alguns fatores físicos de uma pessoa, como: tipo de fibras musculares, o consumo máximo de oxigênio e as características neurais e hormonais. Isso nao quer dizer que se você não receber esses genes você vai ser ruim mas com um longo treinamento, você pode chegar lá.
Com um longo e bom treinamento, você ficará em ótimas condições de se destacar também!
Ex: Zico e seu filho